domingo, 25 de janeiro de 2009

Rebobine, Por Favor



Após uma frustrada tentativa de sabotar uma usina elétrica, Jerry Gerber (Jack Black) fica magnetizado e passa a ter o “poder” de apagar o conteúdo de fitas VHS das quais se aproxima. É dessa forma que ele destrói todo o acervo da pequena e tradicional locadora do Sr. Fletcher. Para recuperar os filmes e atender à clientela, Jerry e seu amigo Mike (funcionário da loja) decidem refilmar algumas superproduções.

O filme apresenta piadas boas do começo ao fim, mas o ponto alto sem dúvida são as toscas refilmagens que a dupla faz de filmes como Os Caça-Fantasmas, A Hora do Rush, Conduzindo Miss Daisy, 2001- Uma Odisséia no Espaço, O Rei Leão e por aí afora. Para isso eles fazem uso de uma câmera amadora, sucatas e deles mesmos como atores principais de todos os filmes. O resultado é hilário. Muito mais do que as consequências do sucesso da dupla e de outras piadas que partem do absurdo para fazerem rir, como por exemplo a do disfarce na usina.

Mas essa comédia de Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembraças) não vive apenas de referências a outros longas. De maneira simplificada e divertida acaba passando pelo processo de criação de filmes e pela descoberta de novas formas de filmagem (como a técnica do ventilador para fazer um filme parecer ser antigo). Além disso, agrega valor ao cinema ao mobilizar a população local para a produção de um falso documentário (cujo roteiro parte de uma história existente apenas no imaginário daquelas pessoas) que poderá salvar da demolição a velha e conservadora loja do Sr. Fletcher.

O personagem de Jack Black não difere muito daqueles que já conhecemos em Escola do Rock e Alta Fidelidade: um cara engraçado por ser largadão, petulante e sincero. Ele continua apresentado uma ótima atuação, mas dessa vez já não vi nele nada original. De qualquer forma, isso facilita a aceitação de seu personagem. Mos Def, que interpreta Mike, também acerta o tom, criando um personagem que tenta ser mais contido e responsável (ele de gravata no primeiro dia que assume a gerência da loja é ótimo), e por isso mesmo engraçado. Ele consegue ser muito natural em cena e forma com Black uma dupla memorável. O elenco conta ainda com Danny Glover, Mia Farrow e Melonie Diaz.

Rebobine, Por Favor é uma comédia leve e simples, mas que funciona bem.

Nota 7/10


Nenhum comentário: