quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Últimos filmes

Desde que Otar Partiu


Vestida para Casar (2008): uma bomba! Cliché e nada convincente. Muito desinteressante mesmo... não que eu não curta casamentos, mas daí a ver um filmes onde os protagonistas ficam discutindo qual é a parte do casamento que eles mais gostam já é demais! Gosto de Katherine Heigl. Ela é carismática e acho que ela tem potencial. Só espero que ela não se especialize em comédias românticas. Nota 4/10.


Lemon Tree (2008): ótimo filme. Uma humilde camponesa árabe que, na luta por proteger seus limoeiros que estavam ameaçados de ser cortados só por causa da segurança de um político israelense, acaba causando um conflito de interesse internacional. Filme que expõe o ridículo da neurose das autoridades com o terrorismo. Nota 9/10.


[REC] (2007): Assim como A Bruxa de Blair e Cloverfield, [Rec] é todo filmado com a câmera na mão de um dos personagem (embora esse a gente não veja em momento algum). É uma técnica que nos coloca bem perto dos atores e dos seus medos, já que nada sabemos além deles. Histeria, tensão e um mistério que é mantido até o final. Nota 8/10.


Luz Silenciosa (2007): Quem mais gostou desse filme com certeza foi seu diretor de fotografia. O filme é 70% fotografia. Os outros 30% é uma história delicada e interessante sobre relações humanas, apesar do final bizarro. O desenvolvimento é muito lento, e dá preguiça e sono em quem assiste. O início do filme já começa assim: um amanhecer de 5 minutos, com a câmera imóvel focada numa paisagem campestre, apenas com sons diegéticos. Zzzzz... Nota 5/10


Desde que Otar Partiu (2003): Que personagens adoráveis, vivendo uma história linda, triste e alegre ao mesmo tempo! Estou apaixonada por esse filme de estréia da diretora Julie Bertucelli. História de três gerações de mulheres enfrentando unidas a vida difícil na Geórgia enquanto esperam por notícias de Otar, filho da matriarca Esther, que vive em Paris. Filme sensível, realista e muito bem feito. O elenco é nota 10, assim como o filme todo. Nota 10!


Guerra dos Mundos (2005): Filme que começa mal e termina mal. Às vezes não dá pra entender o que se passa na cabeça de Spielberg. Apesar da narração inicial, não ficam claras as motivações dos alienígenas ao invadirem a Terra e não há uma preparação para o fim que estes levam. Não que não seja convincente o final, mas foi repentino. O jovem Robbie e sua obssessão pela guerra dá preguiça, e Dakota Fanning (A Bússula de Ouro) mostra mais uma vez que é insuportável. Só não posso negar que apesar de tudo o filme é envolvente, e que é muito boa a cena em que Ray (Cruise), Rachel (Fanning) e Ogilvy (Tim Robbins) escapam da perseguição de uma das sondas do alienígena. Nota 5/10


Max Payne (2008): Filme de ação mediano em clima noir, que se salva por manter um misteriosinho que vai sendo desvendado aos poucos. Não é original, não tem nada demais, mas que também não dói. Nota 7/10.


Última Parada - 174 (2008): Esse último filme do brasileiro Bruno Barreto conta a história da vida de Sandro do Nascimento, o assaltante que protagonizou na vida real o assalto a um ônibus da linha 174 no Rio de Janeiro. Filme algum irá jamais superar o que o todo o Brasil pode acompanhar ao vivo pela televisão. Mas voltando ao filme... uma narrativa tradicional, mas suficiente para nos mostrar quem era o Sandro e seu complicado perfil psicológico moldado pela vida dura de menino de rua. Como filme, é mais ou menos, deixa a desejar. Para quem quer saber mais sobre essa história, recomendo mais o documentário Ônibus 174 de José Padilha. Nota 7/10.


Caos Calmo (2008): Filme bem bobinho de Nani Moretti (O Quarto do Filho), salvo apenas pela intensidade do mesmo como protagonista. Me lembrou muito o recente Nossa Vida sem Grace, protagonizado por John Cusack e conta a história de uma pai que, após perder a esposa, tem que cuidar de si e das filhas pequenas. Tem ainda a figura do irmão desajustado do protagonista, que sempre ganha a amizade das crianças. Ainda acho que Caos Calmo é inferior à Nossa Vida sem Grace. Nota 6/10.

Nenhum comentário: