domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Leitor


Ambientado na Alemana pós- segunda guerra, esse filme de Stephen Daldry dedica sua primeira metade ao desenvolvimento do romance entre um Michael Berg, um jovem de quinze anos (vivido pelo talentoso David Kross) e Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher misteriosa e muito mais velha do que ele. Perdidamente apaixonado por essa mulher e buscando atender a seus caprichos, ele passa a ler para ela romances e outros tipos de história em cada um dos seus encontros.
Já a segunda metade do filme gira em torno do julgamento de Hanna por crimes ligados ao nazismo e à maneira como Michael reage à revelação de que a mulher que tanto amou cometeu crimes tão bárbaros. Ele sabe sobre ela algo que pode salvá-la da prisão perpétua, mas nem ele sabe se seria certo fazer isso, e nem acredita que ela gostaria que tal segredo fosse revelado, já que ela preferiu ser condenada a passar por uma grande vergonha.
Assim como O Homem Bom, O Leitor tenta mostrar que nem todos os nazistas são maus. Hanna alega ter mandado para a morte centenas de mulheres sob ordens de seus superiores, ordens que ela não poderia questionar. Mas será que não mesmo? Hanna é uma mulher fria, compenetrada, sem amigos, sem família e que abandonou Michael sem dó quando sentiu seu romance ameaçado. Kate Winslet mergulha na vida desse personagem difícil e aparece na tela sem glamour e sem pudor.
Trata-se de um drama pesado, condizente com o tema e todo o sofrimento que ele nos faz lembrar. É ainda uma história interessante, que faz com que nos coloquemos no lugar tanto de Hanna quanto de Charles e pensemos no que faríamos na situação a que foram expostos.
Nota 10/10

Nenhum comentário: