quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Sete Vidas




Durante quase todo o filme só o que vemos na tela é Ben Thomas (Will Smith), um funcionário da Receita Federal, se esforçando para ajudar pessoas desconhecidas ao mesmo tempo em que abre mão das coisas que possui, da sua alegria e da sua vida. O filme nos deixa meio perdidos a maior parte do tempo por não nos deixar compreender os motivos que o levam a fazer isso, enquanto nos dá dicas, através de alguns flashes de memória e sonhos do protagonista, que o que atormenta Ben é um acidente de carro que provocou a morte de sua mulher. Somente nos últimos minutos toda a história é esclarecida, criando um final intenso e interessante. Mas enquanto isso, somos obrigados a ver uma história que se desenrola a passos muitíssimos lentos, sem nada de especial e com clichês.


Will Smith confirma seu talento em papéis dramáticos, mas o que ele nos oferece dessa vez não supera sua performance em À procura da Felicidade (do italiano Gabriele Muccino, mesmo diretor de Sete Vidas) e nem traz nada de novo. Ele interpreta bem alguém que sente uma dor profunda e uma necessidade de se redimir de alguma coisa. Não há uma química convincente entre Smith a bela atriz Rosário Dawson, com quem contracena quase o tempo todo, e acho que essa é a maior falha do filme, pois ele investe muito nesse relacionamento cansativo e dá pouca muito pouca importância aos outros personagens que compõem as “sete vidas”. Woody Harrelson , por exemplo, está ótimo no papel de um cego e se destaca mesmo nas poucas cenas em que aparece. Merecia uma participação maior.


Resumindo, um filme triste do começo ao fim com uma história criada para ser emocionante e arrancar lágrimas. Mas por mais que eu me esforçasse, não consegui me envolver com essa história.



Título Original: Seven Pounds. País: EUA. Direção: Gabriele Muccino. Roteiro: Grant Nieporte. Elenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Madison Pettis, Barry Pepper, Sarah Jane Morris, Michael Ealy, Robinne Lee, Bill Smitrovich, Elpidia Carrillo, Dale Raoul, Bojana Novakovic, Gina Hecht, Jack Yang, Judyann Elder


Nota 5/10

Nenhum comentário: