quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Filmes em DVD - Dezembro

Infância Roubada

Filme sulafricano vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2005. O título tem um duplo sentido na história: um jovem deliquente (Tsotsi), cuja infância traumatizante o levou à vida criminosa, sequestra sem querer um bebê. Ao cuidar da criança, Tsotsi relembra seu passado, seus traumas e suas atitudes recentes, levando-o a refletir sobre sua atual condição e mudar para melhor o seu comportamento.
Muito bom filme sobre a exclusão social, explicitando os contrastes em uma sociedade marcada pela desigualdade social. O problemas se assemelham muito aos que temos no Brasil, mas o filme está longe de poder ser comparado ao Cidade de Deus, que é infinitamente superior em roteiro, criatividade e técnicas cinematográficas.

Nota 8

Quebra de Confiança

Mais um filme sobre agentes do FBI. Nessa trama, um agente iniciante (Ryan Phillippe) é designado para espionar um já experiente (Chris Cooper), suspeito de fornecer informações aos soviéticos. A atuação dos dois atores é bem convincente, e consegue transmitir bem a tensão existente nessa relação, que envolve sentimentos de confiança, respeito, admiração e decepção. No entanto, Hollywood não poderia deixar de inserir aqueles batidos draminhas familiares que envolvem a vida dos agentes e que tornam o final da história previsível.

Nota 7


Nação Fast Food

Esperava mais deste filme. O principal assunto tratado (a qualidade do produto vendido nos fast-foods ) é de interesse de todo mundo, mas foi pouco explorado, servindo mais como pano de fundo para a questão da imigração clandestina e exploração do trabalho destes imigrantes. Mas o que realmente me irritou foi o fato de Avril Lavigne ter merecido mais destaque na publicidade em torno do filme do que Catalina Sandino Moreno, que é uma excelente atriz, e cujo personagem apresenta uma trajetória importante no roteiro. Lavigne mal aparece em duas cenas, dando uma de ativista. Para um filme que propõe uma denúncia, esse tipo de atitude compromete sua credibilidade.

Nota 6


Uma Verdade Incoveniente

Documentário bem feito sobre causas, evolução e consequências do aquecimento global. Al Gore, demonstrando experiência e competência, faz uma ótima explanação sobre o assunto. O documentário também passa pela trajetória política de Al Gore, que aproveita para criticar o governo dos Estados Unidos, que pouco parace se preocupar com as questões ambientais do planeta. Valeu o Oscar de melhor documentário e melhor canção original em 2006.

Nota 8


Cartola - Música para os Olhos

Documentário sobre a vida e carreira de um dos maiores compositores de samba de todos os tempos. A vida simples de Cartola, cheia de altos e baixos, é docemente retratada neste filme. Entretanto, a sequência dos fatos é prejudicada pela edição um pouco confusa, principalmente na primeira metade da projeção. Para quem gosta de música brasileira, e quer saber mais sobre a história do samba no Rio de Janeiro, esse documentário de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda é uma boa pedida.

Nota 7

Nenhum comentário: