terça-feira, 29 de julho de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas

Dirigido com muita competência por Christopher Nolan, o mesmo que dirigiu o elogiado Batman Begins, Batman- O cavaleiro das Trevas é um filme de ação que conta com uma trama policial envolvente e tensa o tempo todo. O filme não pára nem um minuto. São muitas informações, muita ação e muitas cenas curtas encadeadas. E quando não é isso, é a presença magnética do Coringa, brilhantemente interpretado pelo falecido Heath Ledger, que não nos deixa relaxar nem um segundo.

O que torna o filme mais interessante é o fato dele não se apoiar apenas nas cenas de ação. Ele explora também o desenvolvimento emocional, moral e psicológico dos personagens. Bruce Wayne está mais maduro e consciente de que Batman não é herói o tempo todo e que não é capaz de acabar sozinho com a criminalidade e corrupção da cidade.

O Coringa, com certeza o personagem mais marcante da história, mostra o quanto ele é cruel e surpreende ao queimar uma pilha enorme de dinheiro e revelar que o quer, é ver “o circo pegar fogo”. Ele acredita na maldade e quer provar que não é o único (em uma ótima passagem do filme, ele diz que apenas está na vanguarda), mas que todos os humanos, quando ameaçados, mostram sua face do mal. E é isso que ele faz o tempo todo: obriga as pessoas a fazerem escolhas cruéis e converte quem é o do bem para o mal . E por mais que ele seja vencido no final, seu objetivo foi alcançado: Batman não é mais um herói, é um foragido. E a cidade continua no caos.

O elenco todo do filme é muito bom. Christian Bale já domina o papel desse novo Batman em conflito com sua identidade. Heath Ledge nos oferece uma das suas melhores performances, e, infelizmente, a última. Há ainda os ótimos Aaron Eckhart como o Duas Caras, Gary Oldman como o tenente James Gordon, Michael Caine como o mordomo Alfred e Maggie Gynlenhall como a mocinha do filme, que imprime muita personalidade ao personagem de Rachel.

Tudo o que Hollywood queria: um filme popular de qualidade que agrada tanto os críticos quanto o público e que já vem batendo todos os recordes de bilheteria.

Nota 10!!

Nenhum comentário: