domingo, 20 de dezembro de 2009

Avatar

Avatar, o novo longa de James Cameron desde Titanic, ultrapassou as minhas expectativas quanto à tecnologia e recursos gráficos, mas me decepcionou um pouco quanto ao roteiro, especialmente na segunda parte do filme.

Quanto ao 3D, estou absolutamente maravilhada. Antes de iniciar a sessão achei que isso não seria algo determinante para minha análise do filme, pois o que mais me interessa é o roteiro e a narrativa. Mudei de idéia já na primeira cena.Que experiência fantástica ver um filme em 3D! Já estou querendo mais. Essa tecnologia valorizou demais e deu outra vida aos cenários e ao povo Navi criados pela equipe de Cameron e que são lindos, fantásticos e incrivelmente reais.

Avatar é um filme grandioso, de encher os olhos. Assim como foi Titanic. A história também é bem interessante, mas enfraquece a partir da metade, quando se rende aos velhos clichês, e o herói americano é então quem lidera o povo Navi na guerra contra os americanos maus e exploradores. Podia ser diferente... mas de qualquer forma, não enfraquece o filme, que possui tantas outras qualidades. Outro destaque é para e mensagem ecológica que ele passa e que realmente me atingiu. A valorização e integração do povo Navi à natureza em contraste com as máquina cinzentas e destruidoras criadas pelos humano é chocante e nos leva realmente a refletir.

Nota 9/10!

Nenhum comentário: